Tutorial WPF MVVM no Youtube

Passei o dia inteiro de hoje na internet buscando exemplos, documentos e tutoriais para entender melhor a arquitetura MVVM (Model View View-Model) que é utilizada no Windows Presentation Foundation (WPF). Conceitualmente é fácil de entender, principalmente se você já trabalhou com outros padrões como o MVC (Model View Controler). Mas pra quem vem do Windows Forms, pode ser uma mudança de cultura significativa.

Resumindo a missa, o MVVM prega a divisão de sua aplicação WPF em três camadas:

  • Model – Modelo de dados, suas entidades de domínio. Podem ser entidades POCO ou geradas por alguma ferramenta a partir da base de dados. No meu caso, estou utilizando as entidades geradas pelo Entity Framework;
  • View – A interface gráfica da tela, escrita em XAML. Não deve conter NENHUMA regra de negócio implementada, apenas exibição. A View também não deve conhecer nada do modelo;
  • View-Model – Faz a ligação entre o modelo e a view. Contém a implementação das regras de negócio, expõe as propriedades, listas, comandos e demais recursos utilizados pela View.
As vantagens deste modelo são a grande organização no código, diminuição do acoplamento e com isso, aumento da reutilização, possibilidade de equipes paralelas trabalhando em uma tela sem necessidade de trocas de informação (ex: designers não precisam conhecer o modelo detalhadamente para desenhar a tela), dentre outras.
Voltando ao assunto, depois de ler e ver muita coisa, encontrei uma série de vídeos no youtube onde o apresentador implementa do zero uma aplicação WPF / MVVM, juntamente com Entity Framework e WCF. Muito bom e didático o exemplo, e cobre basicamente tudo que é necessário para se trabalhar com este padrão. São no total 8 vídeos, sendo que o link para o primeiro segue abaixo.

Depois é só seguir os links relacionados do youtube ou ir nos vídeos do usuário (em http://www.youtube.com/user/rainerstropek).

No último vídeo, ele demonstra a reutilização do ViewModel para recriar a mesma aplicação em Silverlight (que utiliza XAML). Muito interessante!

Anúncios

Um comentário sobre “Tutorial WPF MVVM no Youtube

  1. Olá, legal os vídeos, tambem estou na procura de material sobre MVVM e EF4 trabalhando juntos com o WPF, você achou ai mais algum vídeo ou link legal ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s